Blog: O que levar no meu primeiro acampamento?

Me chamo Ulisses Xavier, gosto muito de trilhas e acampamentos, hoje pratico mais aventuras longas em áreas com pouca ou nenhuma infra estrutura, mas comecei ainda jovem na vida ao ar livre, ao longo dos anos tive muitas experiências boas, mas também muitas ruins, por isso me sinto a vontade para compartilhar alguns conhecimentos com vocês.



Hoje quero falar sobre algo que é dúvida comum de muitos seguidores e clientes da nossa Loja, o que você precisa para os primeiros acampamentos de sua vida.

Lembrando que tudo o que eu falar aqui é baseado na minha visão e experiência, para muitas situações não existe certo ou errado, existe o que funciona para você e o que não funciona para você.

Primeiro de tudo você precisa saber onde vai acampar. Saber como é o terreno, se é gramado ou terra/areia, se tem árvores ou é a céu aberto, sabendo isso já faz uma grande diferença na preparação e logística. Saber se existe infra-estrutura como: banheiros e cozinha de uso coletivo e, se têm fornecimento de água e energia elétrica, fazem também uma grande diferença. E por último, se você chegará de carro próximo à sua barraca ou precisará caminhar mais que 1 km para chegar até a mesma.

Para suas primeiras tentativas de acampar, eu recomendo fortemente que você acampe em locais com infra-estrutura completa de camping, pois você precisará de menor quantidade de equipamentos, e terá maior facilidade na organização.
1- Se o terreno é gramado e arborizado, você consegue armar a barraca mais facilmente  e estará mais protegido dos elementos, seja sol ou chuva. Barracas mais simples, que são encontradas mais facilmente no mercado, não possuem proteção UV e proteção para o Calor do Sol, além de não suportarem muita chuva. Sendo assim, melhor estar em locais mais preparados.
2- Se possui infra-estrutura de banheiros e cozinha, energia e água, você terá menos preocupação ainda com equipamentos mais volumosos e pesados, como mesas e cadeiras, por exemplo, galões de água e equipamentos para cozinhar e limpar tudo. Sobra mais espaço para levar no seu carro outras coisas para você se divertir, falarei disso mais para frente.
3- Se é um camping organizado e estruturado, certamente você consegue chegar de carro bem próximo a sua barraca, o que te faz ter maior liberdade de escolha sobre o que levar para seu conforto e consumo durante os dias que quer acampar, caso contrário teria que reduzir a quantidade de coisas para poder carregar em mochilas, e isso não seria nada bom neste primeiro momento, não é mesmo?!  :D

Considerando que você estará em um local com as características que falei acima, a próxima preocupação deverá ser com o que levar para este primeiro acampamento, vou listar os itens que considero essenciais para a sua primeira experiência, coisas simples que podem facilitar e melhorar a sua experiência no camping.

Barraca: antes de sair por aí comprando barraca, não esqueça que é sua primeira experiência, então pense primeiro se você tem alguém próximo que possa emprestar para você.
Caso consiga, a próxima fase vai ser muito importante para você: monte a barraca junto com o dono, verifique varetas, cordinhas, estacas e todas as peças, verifique se não tem rasgos ou furos também. Isso vai ser importante na hora de devolver para o dono sem problemas.
Com a Barraca em mãos, monte ela uma segunda vez em casa, pode ser na sala de casa mesmo, para ver se você sabe armar sem ajuda, isso vai facilitar muito na hora do “vamos ver”, acredite!

Uma lona (dessas que vendem em materiais de construção) com ilhós nas pontas e uma corda, sempre são bem-vindas. Você pode usar para forrar o chão e não sujar suas coisas, usar como cobertura extra para a barraca se precisar de mais proteção conta a chuva ou para fazer uma área de sombra maior. Se não precisar, fica no carro mesmo.

Coisas para dormir: com a sua “casinha”, mesmo que emprestada, em mãos, o que você vai colocar dentro dela é o próximo passo.
A dica que dei sobre a barraca vale também para o colchão, tente pegar emprestado com alguém e caso consiga, faça o teste junto com quem está emprestando.

Eu recomendo que use um colchão de ar ao invés de levar desses de espuma que temos em casa, pois o volume e peso são menores, o conforto também é menor, mas algumas noites de sono não tão boas são melhores do que ter que deixar em casa algo útil.

Colocar uma camada de proteção entre o chão da barraca e o colchão de ar é importante para diminuir a perda de calor durante a noite, mesmo no verão isso pode acontecer e fazer você passar frio à noite.
 O ideal para esse caso é um isolante térmico próprio para acampamento, assim protege você e também protege o colchão de ar que você pegou emprestado. Este item é barato e fácil de encontrar.

Não se preocupe em comprar saco de dormir nesse momento, leve o seu edredom de casa, afinal você vai estar de carro, leve também seu travesseiro, seu pijama... Leve tudo...
Às vezes esquecemos que nosso dia tem 24h, e 8 dessas 24 horas são dormindo, ou seja, esteja confortável e aconchegado.

O que vestir: estamos em um camping, certo?! Então podemos ficar a vontade. Para o dia uma bermuda de praia, camiseta e chinelos é o suficiente, mas a noite, seja na praia ou no campo, pode esfriar um pouquinho no verão, então uma blusa e calça de moletom são bem-vindas, uma jaqueta impermeável caso precise recolher algo na rua durante uma chuva também não é nada mal.
O look, assim como os próximos itens (abaixo), são de sua preferência e gosto.
 
Cozinha e utensílios: nada de passar fome heim, se alimente direito, beba muita água, seja no calor ou no frio.
Considerando que o carro vai estar próximo, leve uma caixa térmica com os alimentos perecíveis de sua preferência. Queijos, frios e carnes precisam ficar a uma temperatura entre 0º e 3º graus para ser seguro o consumo, na dúvida se vai conseguir, consulte se tem geladeira no camping e use a caixa térmica para a água, cerveja ou refrigerante, é mais seguro. Pergunte também quais utensílios estarão disponíveis, como panelas, talheres e tigelas. Alguns lugares têm tudo isso disponível, mas não em quantidade para vários campistas, então esteja preparado, pense em que tipo de comida pretende preparar e pense no que precisa levar para que não falte nada. Ah, e não se esqueça de usar o mínimo possível, em casa dá para preparar arroz em uma panela, carne em outra e legumes em uma terceira panela, já no acampamento isso tudo vira um carreteiro com legumes de uma panela só, e fica uma delícia. :D

Copos, talheres e pratos são essenciais, e de preferência que seja tudo de plástico reutilizável, nada de descartáveis que geram poluição, ou vidros que quebram e podem machucar alguém ou danificar suas bolsas e outros equipamentos, blz?

A maioria dos campings tem churrasqueiras espalhadas pela área, então aquele churrasco está garantido, seja ele de carnes ou legumes, massss nem sempre tem grelha ou espetos, então leve de casa, assim como tábua, facas e pegadores. Ahhh, e não se esqueça do carvão heim. Bora pro churras???

Outros equipamentos: se você, assim como eu, curte estar conectado e gosta de vários acessórios tecnológicos, sabe que energia para isso tudo é crucial. Em campings normalmente existem pontos de energia elétrica espalhados pela área de barracas, para que todos possam carregar seus dispositivos. Leve com você uma extensão de pelo menos uns 25 metros, de boa qualidade e bem isolada, para evitar acidente. Junto à extensão, leve também uma régua de tomadas, assim você pode carregar vários dispositivos ao mesmo tempo, ligar TV, som, ar condicionado... Calma, to zoando! TV, Som e Ar condicionado não, mas um ventilador pode ser muito bem-vindo no verão, né?!
Lanternas e algumas lâmpadas para pendurar ao redor do seu acampamento são úteis, caso a iluminação do local não seja “lá essas coisas”. Não se esqueça das pilhas extras!!

 

Higiene e limpeza: para sua higiene pessoal, pasta, fio e escova dental, sabonete e esponja, condicionador e shampoo, papel e lenço higiênico, são itens básicos, cada um com sua preferência, o que posso recomendar para você, é que tenha tudo isso organizado em uma bolsinha ou nécessaire, pois vai facilitar na hora de levar ao banheiro. Não esqueça que o banheiro é compartilhado, então privacidade e limpeza são artigos de luxo, mas não é impossível sair limpo de um banheiro que esteja meio sujo e bagunçado, importante tomar banho de chinelos e ter cuidado pra não molhar a roupa limpa no banheiro, hehehe.
Para limpeza de utensílios de cozinha em campings, sempre tem pias disponíveis para esse fim, mas leve sua esponja e detergente, é melhor garantir do que correr atrás na hora que precisar.

Cuidados e primeiros socorros: não esqueça que se tudo der certo e o tempo colaborar para seu acampamento ser um sucesso, haverá sol e por isso você precisa estar protegido com um bom protetor solar. Fator 50 de proteção UVA E UVB , é o recomendado. E se o clima colaborar, nossos amiguinhos voadores chupadores de sangue também irão aparecer, então um bom repelente é a melhor opção para se ter uma noite agradável e tranquila.
A próxima dica é para a vida, não só para o camping, tenha com você, no carro ou em casa, sempre um kit de primeiros socorros básico, com os remédios de uso cotidiano para dor, resfriado, alergias, alguns curativos rápidos tipo band-aid, esparadrapo e gaze, termômetro, tesoura e pomadas para massagem e queimaduras. Estes itens são o suficiente para uso cotidiano, mas no futuro você vai precisar sentir necessidade de adicionar mais itens, mas por hora é o suficiente.

Nossa, depois de descrever isso tudo, fiquei com vontade de acampar também!

Essas dicas são válidas para os primeiros acampamentos, seja em camping de praia ou no campo, caso você vá acampar onde tem menor infra-estrutura, vai precisar substituir algumas coisas como extensão de energia e tomadas, por garrafas de água, por exemplo, retirar shampoo e condicionador e adicionar outros itens, mas basta adaptar e pesquisar.
Também pode me chamar a qualquer momento, respondo sempre o mais rápido possível!

Para facilitar a sua vida, e porque adoro organização, vou deixar aqui embaixo uma listinha para você marcar o que já separou, tipo checklist:

Pague com
  • Pix
  • Pagar.me V2
Selos

S.A.S. COMERCIO DE PRODUTOS EIRELI - CNPJ: 32.863.829/0001-04 © Todos os direitos reservados. 2022